Você está em Principal > Artigos
> Relatos dos Mergulhos > Angra dos Reis - Agosto 2008
Angra dos Reis - Agosto 2008 Veja também!
Fotos desta operação

Por André Gusson
Instrutor PDIC #15523
Instrutor IANTD #7101

Retornamos ontem de mais uma operação do Planeta Oceano em Angra dos Reis...

Confesso que comecei a pensar em como descreveria a viagem, logo após a primeira entrada na água...e continuei pensando durante todo o primeiro mergulho... Mas não poderia nem nos meu melhores pensamentos ao menos imaginar o que estaria por vir !!!

Como sempre as previsões de tempo foram acompanhadas durante toda a semana, e eram ótimas....mas o que aconteceu foi melhor ainda, o que era ótimo ficou excelente...

Muito sol, calor, nada de vento... mar calmo, sem ondulações Parecia que navegávamos em um “tapete”...

Decidimos mudar a ordem dos pontos de mergulho e fomos no sábado pela manhã à Praia Vermelha... Chegando por lá, me lembro perfeitamente do comentário que o Ivan, nosso marinheiro e mais que amigo fez: “Olha a água André, não te falei que tava clarinha, da até para ver o naufrágio”... Imediatamente olhei para a água, e minha vontade foi de pular na mesma hora...

Após o barco estar devidamente atracado, entrei na água e desci para amarrar o cabo da bóia, e por um instante parei para observar ao meu redor...visibilidade para mais de 12 metros, água limpa...azulada, 24ºC de temperatura...condições perfeitas para a realização de vários mergulhos... Voltei a superfície e dei de cara com o Alê, olhando para baixo... Não falamos nada, apenas um sorriso mútuo... Ficamos esperando os alunos, e os mergulhadores caírem na água para começar os mergulhos...

Descemos e o show começou, muitos peixes, muita vida marinha...muito tudo... No final do primeiro mergulho, ouvi alguns ruídos, que me eram um tanto quanto familiares... Subi, olhei para o barco, e todos a bordo olhavam para a mesma direção...antes mesmo de eu me virar, alguém gritou “Olha os golfinhos”...é isso mesmo, vários golfinhos nadando, saltando e se alimentando, bem perto do barco... Logo o Ale subiu e imediatamente me disse....eu tava ouvindo...eu tava ouvindo...Além dos golfinhos, apareceu também um pingüim perdido, nadando até subir em uma pedra também próxima ao barco... Que emoção, que vontade de voltar para lá...

Seguimos com os mergulhos, sem pressa e sem a menor vontade de voltar para a pousada... Chegamos para o almoço as 14:30h, completamente extasiados com mais um show da natureza... Almoçamos e descansamos para o mergulho noturno.

Todos no píer as 17h e o barco inicia a navegação rumo a ponta do bananal, e mais uma vez todos se impressionaram com a visibilidade e a quantidade de vida marinha....muitas cores iluminadas pelas lanternas, muitos relatos sobre o mergulho...como sempre, os mais empolgados e emocionantes ficaram por conta dos mergulhadores que se aventuraram no mergulho noturno pela primeira vez, com certeza essa experiência ficará na memória de vocês para sempre...parabéns a todos !!!

Voltamos a pousada, e fechamos o dia com o bom e velho churrasco...regado a muitas histórias e brincadeiras...

Domingo acordamos cedo novamente e saímos com destino a Ilha da Imboassica... Se em dias de águas não tão claras, sempre contamos com as surpresas deste ponto, porque não mergulhar por lá com aquela água tão clarinha... O resultado não poderia ter sido melhor... Uns diziam: “que piscina”...outros: “parece que estamos em um aquário”...

É impressionante como algumas imagens não saem de nossas cabeças...me lembro claramente de uma cena, retornando do ultimo mergulho, o Walter estava entre o areião e as pedras, eu mergulhava um pouco mais raso sobre as pedras,e três alunos seguiam em nossa frente...guiando nosso mergulho...nadando entre os peixes, um apontava para o outro, querendo mostrar os peixes...parecia que estavam em estado de êxtase...olhei para o Walter e trocamos um “OK”... Não sei porque, esse momento ficou gravado em minha memória...

Mais uma vez, contamos com a presença de linguados, porquinhos de diversos tamanhos, peixes morcego, mirikites, polvos, moréias, vermes de fogo, frades na fase juvenil e adulto, bodiões coloridos, corcorocas, salemas, peixes cofre, trombetas, baiacu, ofiúros, cavalos marinho, garoupas, esponjas, sargentinhos, falsos voadores, donzelinhas... Enfim, foram mergulhos de lavar a alma...fazia tempo que não era tão difícil retornar a São Paulo...

Gostaríamos de agradecer a todos pela presença e pela colaboração durante a saída !!!

Grande abraço a todos, e até a próxima !!!