Você está em Principal > Artigos
> Relatos dos Mergulhos > Laje de Santos - Abril 2008
Laje de Santos - Abril 2008 Veja também!
Fotos desta operação

Por André Gusson
Instrutor PDIC #15523
Instrutor IANTD #7101

Mais uma saída para a laje de Santos, e como sempre os mesmos procedimentos...

Desta vez as previsões estavam muito animadoras, e tudo se repetiu na sexta-feira a noite... Malas arrumadas, mochila, listas, tudo ok !

Mas nada do sono chegar, era a ansiedade, que sempre aparece na véspera de uma saída para a Laje de Santos.

Mal o relógio despertou e num pulo só deixamos a cama...saímos de casa e a viagem seguiu tranqüila, com um belo nascer do sol durante a descida, logo chegamos a marina.

Malas no barco, a turma foi chegando, os cilindros com Nitrox devidamente analisados, motores ligados e logo a marina foi ficando para trás, lentamente... Motores a baixa rotação passamos a Ponte Pênsil, logo depois a Barra...Sobe o ronco dos motores, e a navegação segue muito tranqüila...

Até que de repente uma voz grita: Golfinhos !!! Isso mesmo, eles vieram nos receber.

Todos a bordo procurando o melhor ponto para observá-los...e logo eles aparecem nadando e saltando ao redor do barco...

Mais uma vez a emoção toma conta de todos, eram centenas deles...da espécie pintado do atlântico... O mais emocionante foi ver os filhotes saltando ao lado dos adultos, bem próximos ao barco...

Foi demais, para alguns a viagem já estava ganha... Mas com o mar calmo e a aparição dos golfinhos, parecia pressentir que o melhor ainda estava por vir...

Chegando próximo a Laje entrou um vento oeste um pouco mais forte, e com ele um pouco de correnteza na superfície... Chegamos a Laje e não dava pra avistar o fundo...a água estava esverdeada, confesso que fiquei desapontado...Mas quando o Dragão voltou depois de ter pego o cabo da poita e disse que o fundo estava azul...voltamos a ficar animados...

E assim fomos, um a um entrando na água, seguindo para o cabo, e descendo lentamente... 1m, 2m, 4m, 6m.... Pronto, o tom esverdeado desaparece, e o azul da água aparece... O bom e velho azul da “Pedra Encantada” aparece diante dos nossos olhos, mais de 20m de visibilidade, cardumes e mais cardumes nadando tranquilamente diante dos nossos olhos...O show estava apenas começando...

Foram dois mergulhos de encher os olhos, matar as saudades e já pensar nos próximos...a águas estava a 21ºC sem presença de termoclina... Mergulhamos sentido as piscinas e depois sentido ao naufrágio do moréia...fizemos os dois mergulhos dessa forma, e os dois foram demais !!!

A vida marinha novamente deu um show, salemas, mirikites, moréias, grandes budiões, os grande frades, cardumes enorme de cirurgiões, peixes coloridos contrastando com um fundo repleto de corais, vieiras...não dava vontade de sair da água...mas aos poucos retornamos para o barco e depois à terra firme, com a certeza de que logo, logo estaremos visitando a “Grande Pedra Encantada” mais uma vez !

Mergulhar na Laje é isso... Ansiedade, suspense, recompensa e histórias para contar !!!

Parabéns aos alunos do curso de Nitrox que fizeram sua aula de mar, obrigado aos veteranos pela paciência e colaboração, e boas vindas para quem mergulhou na Laje pela primeira vez !!!