Você está em Principal > Artigos
> Relatos dos Mergulhos > Laje de Santos - Fevereiro 2008
Laje de Santos - Fevereiro 2008 Veja também!
Laje de Santos


Por André Gusson
Instrutor PDIC #15523
Instrutor IANTD #7101


Conforme informado no e-mail referente ao nosso calendário, mergulhamos no ultimo sábado na Laje de Santos, e desta vez o bom e velho azul da Laje estava presente !!! 

As previsões de mar e vento estavam muito favoráveis como na ultima vez, e mais uma vez não havia previsão de sol...mas sim de chuva a tarde... E, mais uma vez, o sol resolveu aparecer e iluminar nossos mergulhos...e o nosso dia também !!! 

Chegando na marina, os procedimentos de sempre, descarregar os carros, conferir as listas e montar os equipamentos... Logo todos estavam por lá, e partimos rumo a Laje mais uma vez, com ótimas expectativas de realizar dois grandes mergulhos ! 

Depois de mais ou menos uma hora e meia de navegação muito tranqüila, chegamos a Laje...A ansiedade estava estampada no rosto de todos, a vontade de cair na água era muito grande, não tinha correnteza, nada, nada que pudesse atrapalhar nossos mergulhos...

E assim, um a um fomos caindo na água...e descendo, descendo...realmente foram ótimos mergulhos. Talvez um aviso, um recado de como esse dia 09/02/08 entraria para a história do Grupo, e para minha história também... Mas esse é assunto para o próximo e-mail... 

Nos dividimos em cinco pequenos grupos e descemos pelo cabo. Mergulhamos nos dois sentidos...Piscinas e naufrágio Moréia e sinceramente ainda não deu para escolher qual dos mergulhos foi o melhor !!! 

A água estava perfeita com temperatura em torno dos 21ºC até a profundidade de 12m, abaixo dessa profundidade uma termoclina derrubava a temperatura na medida em que a profundidade aumentava... Aos 16m a temperatura estava na casa dos 17ºC, ou seja, bem fria. A visibilidade era de aproximadamente 20m, o que nos proporcionou dois mergulhos extremamente agradáveis e proveitosos. 

A vida marinha novamente deu um show, o mais impressionante foi ver os cardumes enormes de salemas passeando tranquilamente. O ponto negativo ficou por conta de uma grande garoupa, morta, enroscada em uma linha de pesca com o anzol preso a boca... Facas e luvas continuam proibidas...mas até quando encontraremos linhadas, chumbadas e anzóis durante nossos mergulhos ??? Mas, vamos voltar a falar sobre coisas, avistamos também mirikites, moréias, grandes budiões, os grande frades, cardumes enorme de cirurgiões, peixes coloridos contrastando com um fundo repleto de corais...não dava vontade de sair da água...mas aos poucos retornamos para o barco e depois à terra firme, mas com a certeza de que logo, logo estaremos visitando a “Grande Pedra Encantada” mais uma vez ! 

Grande abraço !