Você está em Principal > Artigos
> Relatos dos Mergulhos > Laje de Santos - Janeiro 2008
Laje de Santos - Janeiro 2008 Veja também!
Laje de Santos

Por André Gusson
Instrutor PDIC #15523
Instrutor IANTD #7101

As previsões de mar e vento estavam muito favoráveis, mas confesso que bateu um desânimo assim que saímos de casa rumo a São Vicente por volta das 5:30h da manhã... O tempo estava completamente fechado, e começou a chover...aquela chuvinha fina e constante, que dava a entender que continuaria por todo o dia. Surpreendentemente na Imigrantes a chuva começou a parar, e para minha surpresa, ao sair do primeiro túnel, o sol apareceu no horizonte...e continuou a brilhar durante o dia inteiro, o que animou bastante a turma toda !

Chegando na marina, os procedimentos de sempre, descarregar os carros, conferir as listas e montar os equipamentos... Logo todos estavam por lá, e partimos rumo a Laje mais uma vez, com ótimas expectativas de realizar dois grandes mergulhos !

Depois de mais ou menos uma hora e meia de navegação extremamente tranqüila, chegamos a “Grande Pedra”... A água azul não estava presente, mas da embarcação era possível avistar o fundo. Quando o cabo e a bóia de apoio foram jogados ao mar, percebemos uma forte correnteza...e ao cair na água constatamos que era forte mesmo... Um cabo de apoio foi esticado de popa a proa para facilitar a natação até o cabo de descida...e assim fomos...um a um utilizando o cabo como apoio.

Foi muito legal observar a preocupação de todos, com todos durante essa natação pela superfície, um ajudando o outro, e todos trabalhando de forma organizada, foi muito legal observar a atitude dos mergulhadores presentes.

Nos dividimos em três grupos e descemos pelo cabo, até os 18m... Mergulhamos sentido ao naufrágio Moréia e realizamos os dois mergulhos desta forma. Após chegar ao fundo a correnteza diminuía bastante, facilitando assim a natação durante os mergulhos.

A água estava muito boa, com temperatura em torno dos 25ºC até a profundidade de 18m, abaixo dessa profundidade uma termoclina de 18ºC servia apenas para nos refrescar de vez em quando.  A visibilidade era de aproximadamente 15m, o que nos proporcionou dois mergulhos extremamente agradáveis e proveitosos.

A vida marinha deu um show a parte como sempre, o mais impressionante foi ver os peixes e grande porte, como as garoupas e os olhetes... Cardumes de salemas por todos os lados, mirikites, moréias, grandes budiões, raias prego, moréias, os grande frades, cardumes enorme de cirurgiões, peixes coloridos contrastando com um fundo repleto de corais...não dava vontade de sair da água...mas aos poucos os cilindros foram perdendo pressão...e os relógios indicando que já era hora de voltar... No instante que isso acontece, a primeira coisa que passa pela cabeça é a vontade de continuar lá em baixo...até onde der... mas a prudência sempre nos faz retornar ao barco...e por conta disso, quando retornamos para a terra firme, já começamos a fazer os planos para a próxima visita a “Grande Pedra Encantada”.