Você está em > Principal > Artigos > Informações para iniciantes > Como escolher um curso de mergulho
Como escolher um curso de mergulho

Marcus Werneck


Ou será que não? Você só ouviu de um amigo fantásticas histórias de maravilhosos mergulhos feitos por ele e que aguçaram sua curiosidade em conhecer o mundo submarino.

Seja qual for o motivo, você chegou a conclusão que está na hora de aprender a mergulhar. Mas o que fazer?

Em primeiro lugar, os amigos que já mergulharam lhe darão alguma informação útil. Você descobrirá que existe um site na internet que só fala de mergulho: PDIC ( Professional Diving Instructors Corporation ). Logo você percebe, ao visita-lo, que existem inúmeras empresas que oferecem curso de mergulho. Mas o que fazer? Como escolher um bom curso de mergulho?

A localização

Nem sempre, um curso, pelo simples fato de estar próximo de sua casa ou do seu trabalho é a melhor opção. No fundo, a duração é tão curta que você pode se dar ao luxo de escolher aquele que mais lhe agrada, mesmo que seja um tanto quanto longe.

Porém é evidente que quanto menor for seu deslocamento para ir a aula teórica, a aula de piscina e a aula de mar, menor será o seu desgaste e melhor o seu aproveitamento.

A carga horária

Embora aprender a mergulhar seja muito fácil, é necessário algum tempo e bons exercícios para se familiarizar com a técnica que será o dia-a-dia de seus futuros mergulhos. Fuja, portanto, dos cursos extremamente curtos, que não dão tempo suficiente para vivenciar o básico do aprendizado.

Geralmente, entre quatro e oito aulas práticas de piscina ou águas abrigadas e mais tantas teóricas, são o suficiente para deixar qualquer um apto a enfrentar um teste de mar (aula de mar, prova de mar, check-out, entre outras terminologias). Este teste é quase sempre efetuado nos fins de semana, e consiste em executar exercícios básicos em dois ou mais mergulhos a profundidades superiores àquelas do treinamento inicial. Exija que esta última fase seja feita utilizando embarcações adequadas e equipadas para esta finalidade. Barco de pesca não é barco de mergulho, não esqueça.

O equipamento

Exija sempre equipamento completo desde a primeira aula, pois é com ele que você vai mergulhar e é bom que você se acostume desde o início. Em caso de treinamento em piscina aquecida, podemos eventualmente dispensar a roupa. No mar, este item do equipamento deve ser obrigatório, tanto quanto o resto.

O equipamento completo para o aluno consiste em:

• Nadadeira, snorkel e máscara – de propriedade do aluno;

• Cilindro, regulador com manômetro e segundo estágio adicional, colete equilibrador (de preferência do tipo jacket com inflador), roupa (pelo menos jaqueta) e lastro – fornecido pelo curso.

O custo

Ao pesquisar os cursos para encontrar aquele que mais lhe agrada, não coloque em primeiro lugar o custo. Isto porque aquilo que você vai gastar com o curso de mergulho é uma ínfima parte daquilo que você irá gastar na sua vida de mergulhador, mesmo escolhendo o mais caro do mercado.

Não assuma nenhum valor como definitivo, e chegue sempre ao valor final avaliando e somando custo de piscina e teoria, aula de mar, viagem e estada no local das aulas, custo do material didático e certificado, além do custo do exame médico.

Desconfie dos cursos muito baratos – indicam baixo investimento em equipamentos, pouco profissionalismo dos instrutores, uso de embarcações inadequadas, entre outras falhas ocultas. A princípio, somente quando você chegar nos dois que lhe parecem mais adequados é que você poderá optar pelo mais barato (que certamente não será o mais barato de todos).

O ensino

A maioria dos cursos no Brasil estão filiados a alguma entidade certificadora. Isto significa que cada um adota uma metodologia, material didático e orientação de entidades que podem ser empresas particulares, entidades públicas ou associações.

A princípio, independentemente das diretrizes de cada uma, devemos considerar todas estas entidades voltadas para o desenvolvimento e crescimento do mergulho autônomo.

Portanto, embora estas certificadoras representem de uma certa forma um selo de qualidade ao qual cada curso decide aderir, não devemos, a princípio, dar a este item tanta importância na hora da escolha. O mais importante, após ter avaliado tudo o que foi dito até aqui, é o contato com seu futuro instrutor. É nele que você deverá depositar a sua confiança; é com ele que você vai mergulhar; é ele que deverá garantir pessoalmente todas as coisas que lhe estarão sendo oferecidas. Este contato personalizado é o diferencial determinante. Mesmo que outras pessoas estejam envolvidas no seu treinamento, sempre haverá uma única pessoa que você deverá identificar como sendo o seu instrutor.

 

Conclusão

Após a escolha, saiba que você está apenas começando. O curso lhe dará a instrução básica para começar uma atividade altamente gratificante e segura. A partir daí, continue mergulhando, sempre que possível, com pessoas mais experientes; planeje cuidadosamente a compra do seu futuro equipamento e do seu crescimento como mergulhador.